Biblioteca
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O material educativo do IASEA baseia-se em melhores práticas, experiências bem sucedidas em escolas públicas no Brasil e no exterior.
Aqui selecionamos uma coletânea de estudos e publicações sobre o Ensino Socioemocional e Socioambiental. O objetivo dessas publicações é difundir o conhecimento e auxiliar organizações e escolas na replicação de dinâmicas escolares bem sucedidas.
ENSINO SOCIOEMOCIONAL
Dias de Paz: a abertura das escolas paulistas para a comunidade
O Programa Abrindo Espaços promoveu a abertura de escolas públicas nos fins de semana, com oferta de atividades de esporte, lazer, cultura, inclusão digital e preparação inicial para o mundo do trabalho. O programa contribuiu para romper o isolamento institucional da escola e fazê-la ocupar papel central na articulação da comunidade, estimulando a convivência entre grupos diferentes e favorecendo a resolução de conflitos pela via da negociação.
Por meio da criação e implantação do Programa Abrindo Espaços, a UNESCO no Brasil teve a oportunidade de atuar como laboratório de idéias, ajudando a criar as diretrizes metodológicas de um programa nacional baseado na cultura de paz, com o objetivo de propor um espaço de inclusão social e de valorização da escola pública.
Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas
Paz, para ser vivida, tem de ser construÃda, dia a dia, nos pequenos atos, de onde germinam as grandes transformações. Paz é para ser realizada, não só idealizada. Paz se faz, não é dada. O Programa Abrindo Espaços vem contribuindo para redefinir o papel da escola e firmá-la como referência entre os jovens. Ao ampliar o acesso a atividades de lazer, cultura e esporte, cria oportunidades para que os jovens exercitem valores como a não-violência, a liberdade de opinião e o respeito mútuo, fortalecendo suas noções de identidade no grupo social.
O livro é dedicado a jovens, professores, diretores e animadores que acreditam ser possÃvel construir uma cultura de paz. Esta publicação baseia-se em pesquisa de avaliação, tendo como pano de fundo o cotidiano e quadro de percepções dos jovens, animadores, professores e diretores de escolas relacionadas com o Programa Escolas de Paz, parceria entre a Unesco e a Secretaria Estadual de Educação do RJ. O livro tem o objetivo de refletir sobre o alcance social da experiência, colaborar com correções no processo e servir de modelo para propostas de replicação, contribuindo para a formulação de polÃticas públicas para a juventude.
Escolas Inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas
O estudo tem como objetivo dar visibilidade a uma série de experiências que vem sendo desenvolvidas em escolas públicas de 14 regiões metropolitanas brasileiras. As diversas experiências apresentadas colaboraram significativamente para a prevenção e enfrentamento de situações de violência nas escolas, e apresentaram repercussões diretas na qualidade da educação e no rendimento escolar dos alunos.
Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes
Dentre os problemas mais pungentes que as escolas públicas têm enfrentado no Brasil, estão as diversas formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, inclusive no ambiente familiar. A análise desse quadro social revela que as marcas fÃsicas visÃveis no corpo deixam um rastro de marcas psicológicas invisÃveis e profundas. Combater a teia de violência que muitas vezes começa dentro de casa e em locais que deveriam abrigar, proteger e socializar é uma tarefa que somente poderá ser cumprida pela mobilização de uma rede de proteção integral, onde a escola se destaca como possuidora de responsabilidade social ampliada.
Esse texto evidencia as percepções de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre as repercussões da violência na escola para os seus estudos, e como são suas relações com os demais atores das instituições de ensino. Aponta principalmente os efeitos negativos na violência no rendimento escolar e nas relações sociais.
Violência nas Escolas: dez abordagens européias
A escola, um ambiente social antes considerado seguro, deixou de ter essa caracterÃstica, não só no Brasil, mas em numerosos paÃses do mundo. O presente trabalho corresponde a uma abertura de horizontes aonde, na integração de diferentes disciplinas, como a psicologia, a criminologia, a psicossociologia, as ciências da educação e a sociologia, são discutidas experiências bem sucedidas em dez paÃses europeus. Renomados especialistas apresentam o estado da arte em seus paÃses, abordando temas conceituais, causas dos fenômenos, implicações, experiências e polÃticas públicas.
Preparar as crianças e jovens para os desafios do século 21 supõe criar condições para o desenvolvimento de todas as competências necessárias para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal em um mundo cada vez mais exigente.
Desenvolvimento Sócio-Emocional de um Grupo de Crianças de uma Turma do 1º Ano de Escolaridade
Os professores de alunos com problemas de comportamento confrontam-se, diariamente, com enormes desafios, na medida em que a agressividade, a impulsividade, a falta de autocontrole, a desconcentração e o desrespeito pela autoridade manifestada por estas crianças colocam em risco o sucesso da aprendizagem, as relações saudáveis entre os alunos e o clima positivo na sala de aula. Na planificação da intervenção os professores deverão ter em consideração não só objetivos relacionados com as aprendizagens acadêmicas, mas também a promoção do desenvolvimento social e, particularmente, de comportamentos socialmente adequados que facilitem a socialização dos alunos.
O presente estudo visa analisar o impacto de um programa de competências sócio-emocionais – o MindUP - em um grupo de professores. Para isso, foram avaliados quatro componentes de funcionamento dos docentes - burnout, auto-eficácia, mindfulness e bem-estar – em dois momentos diferentes: antes e após a aplicação do programa.
ENSINO SOCIOAMBIENTAL
Olhar Perceptivo - Teoria e prática de Sensopercepção em Educação Ambiental
Este livro apresenta vivências integradas para a educação ambiental. São atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção e da tomada de conhecimento através dos sentidos. A sensopercepção contribui para que grupos sociais especÃficos intervenham de forma coletiva, organizada e qualificada na gestão do uso dos recursos ambientais; nas decisões que afetam a qualidade ambiental; e na formulação, redirecionamento, fortalecimento e execução de polÃticas públicas que contribuam para a promoção da sustentabilidade.
Olhar Perceptivo - Atividades de Sensopercepção em ações de Educação Ambiental
Este trabalho aborda o papel da sensopercepção em ações de educação ambiental e ações com grupos nas áreas de turismo, relações humanas, psicologia e cultura. Busca contribuir também para os cuidados com o corpo no dia a dia, visando maior qualidade de vida para as pessoas que participam destas ações.