top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

O Jogo do Barômetro Humano

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Os alunos serão estimulados a analisar e redefinir suas percepções sobre a violência e o bullying. 

 

  • Os alunos trabalharão suas próprias observações e opiniões, compartilhando histórias a partir do seu olhar sobre sua comunidade escolar.

 

  • Os alunos aprenderão a se posicionar em caso de bullying.

 

 

EXERCÍCIO

 

O professor irá liderar o Jogo do Barômetro Humano - onde os alunos terão a oportunidade de discutir e avaliar suas percep-ções sobre o bullying. 

 

1. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um barômetro. Diga que barômetro é  um instrumento usado pela meteorologia para medir a pressão atmosférica.

 

2. Cole 3 folhas pelas paredes ou chão da sala para dividir a sala em três áreas: “Concordo Fortemente”, “Discordo Fortemente”, “Não Tenho Certeza”. 

 

3. Explique aos alunos que você lerá algumas declarações. Baseados em suas avaliações pessoais cada aluno deve   escolher e ir para a área específica que representa sua posição sobre a declaração.

 

4. Depois de se posicionarem por áreas, os grupos em cada área devem conversar rapidamente sobre o motivo de sua escolha. Devem então encontrar uma maneira de dizer em uma frase o porquê do seu grupo estar posicionado nessa área, e devem escolher um porta-voz no grupo para dizer a frase em voz alta para toda a sala.

 

Para cada nova declaração e novas escolhas de área, deve ser escolhido um porta-voz diferente nos grupos. Um aluno que já tenha sido porta-voz em algum momento não deve ser novamente.

 

5. Depois que todos os três grupos apresentarem seus argumento, sua frase de defesa da escolha feita, é dada uma oportunidade para os alunos reavaliarem sua posição e se mover para um grupo diferente,  se quiserem. 

 

 

IDEIAS DE DECLARAÇÕES

 

- No mundo de hoje, o bullying já é esperado, e muitas vezes é   apoiado. 

 

- Às vezes a violência é uma solução necessária.

 

- Pegar pesado na gozação e na  brincadeira não é tão grave.

 

- Bullying, intimidação e assédio moral são a mesma coisa.

 

- O cyberbullying pode ser facilmente prevenido.

 

- As pessoas pobres cometem mais atos de violência do que as pessoas com dinheiro.

 

- Os homens são mais propensos a praticar o bullying  do que as mulheres.

 

- A família é o primeiro lugar onde as pessoas aprendem a intimidar e praticar bullying.

 

- Temos a chance de algum dia viver em um mundo não-violento.

 

Se você quiser, adicione declarações que considere pertinente aos acontecimentos relacionados ao bullying na sua escola.

 

 

6. Agora divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Entregue a cada grupo uma folha de papel. Dê a eles 10 minutos para que promovam um breve debate e reflexão entre si sobre as três questões seguintes, e escrevam suas respostas no papel:

 

1. O que é o bullying, o assédio moral?

 

2. Quais são os atos de bullying  mais comuns que os alunos da sua escola cometem / ou são vítimas de?

 

3. O que você tem observado sobre o bullying na sua escola?

 

 

7. Os alunos deverão compar-tilhar com todos os alunos suas reflexões escritas sobre o bullying. O professor deverá ser o facilitador, moderando as reações e discussões sobre as reflexões escritas. 

 

 

 

PERGUNTAS PARA DEBATE

 

- As reflexões apresentadas pelos grupos estão em harmonia com a opinião de outras pessoas na sala? 

 

- As percepções sobre o bullying estão sendo precisas ou estamos alimentando estereótipos? 

 

- O que sabemos de fato sobre as consequências do bullying na vida da vítima a longo prazo ? 

 

- O que ainda precisamos aprender? 

 

 

 

8. Envolva todos os alunos em uma conversa sobre se  quaisquer de suas percepções pessoais foram alteradas durante o Jogo do Barômetro Humano. Alguma informação ou ideia trocada surpreendeu os alunos e os fez repensar sua posição? 

 

bottom of page