top of page
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
EXERCÍCIOS  E  JOGOS  TEATRAIS
 
 
PREVENÇÃO DO BULLYING

Emoções no Bullying

 

OBJETIVOS  DE  DESEMPENHO

 

  • Examinar as emoções de todos os envolvidos em uma situação de assédio moral.

 

  • Explorar a linguagem corporal na técnica teatral de “Estátuas”. 

 

  • Fortalecer nos alunos a compreensão da comunicação não-verbal.

 

 

 

EXERCÍCIO

 

PARTE I

Caminhando

 

1. Diga aos alunos que eles deverão primeiramente andar pela sala lentamente, soltando os braços, pernas, pescoço. Chame a atenção dos alunos de que qualquer contato físico deve ser evitado durante todo o exercício. Uma parte técnica da ação é que eles estejam atentos quanto ao seu espaço físico, e não esbarrem em ninguém em  momento algum. Eles podem e devem interagir, mas sem se tocar.

 

 

2. Explique aos alunos que enquanto eles estiverem andando você falará o nome de uma EMOÇÃO / ATITUDE por vez. Ao ouvir a emoção, eles devem continuar andando, mas expressando essa emoção tanto na sua forma de andar quanto na sua expressão física e facial. Ressalte com seus alunos o valor do olhar na expressão não-verbal.

 

 

3. Diga cada emoção a um intervalo de 30 segundos. Esse tempo é suficiente para os alunos expressarem e assimilarem as emoções e atitudes:  

 

 

  •   TIMIDEZ 

 

  •   AGRESSIVIDADE

 

  •   MEDO

 

  •   INDIFERENÇA

 

  •   CULPA

 

  •   DESPREZO

 

  •   VERGONHA

 

  •   CORAGEM

 

  •   RAIVA

 

  •   BONDADE

 

  •   AGRADECIMENTO 

 

 

4. 30 segundos após  dizer a última emoção, peça que os alunos parem de andar, fechem os olhos, respirem devagar, e pensem, de olhos fechados, como todas as emoções e atitudes representadas estão correlacionadas com o bullying.

 

 

 

PARTE II

Congelando

 

1. Peça que todos os alunos fiquem em pé virados para a plateia. Diga que agora falará novamente cada uma das emoções e 3 segundos depois baterá palmas. Ao bater palmas, todos deverão fazer uma estátua, congelando com uma expressão corporal e facial representando a emoção. 

 

 

2. Peça que um ajudante tire fotos do grupo em cada nova emoção congelada.

 

 

 

 

PARTE III

Encenando

 

 

1. Divida a turma em 11 grupos. Não há problema nenhum se sua turma for pequena e formem-se apenas duplas. Dê a cada grupo uma das emoções trabalhadas, e peça que desenvolvam uma cena muito rápida, de no máximo 2 minutos, onde os participantes do grupo devem representar a emoção recebida. Peça que todas as cenas tenham alguma ligação com uma cena de bullying.

 

 

 

PARTE IV

Encerramento

 

O ideal é que você ou seu ajudante passe todas as fotos do grupo de estátuas para um computador enquanto a turma estiver encenando as emoções. Se na sua escola ou organização você tiver como  apresentar as fotos para os alunos em data-show, é perfeito. Apresente todas as fotos e peça que os alunos promovam uma votação, de qual foi a melhor estátua de cada emoção. 

 

A oportunidade de se verem como estátuas, em cada uma das emoções, é muito válida para o processo de assimilação. E sempre será muito divertido os alunos poderem se ver e votar nos melhores estátuas.

bottom of page