EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS
PREVENÇÃO DO BULLYING
Emoções no Bullying
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
-
Examinar as emoções de todos os envolvidos em uma situação de assédio moral.
-
Explorar a linguagem corporal na técnica teatral de “Estátuas”.
-
Fortalecer nos alunos a compreensão da comunicação não-verbal.
EXERCÍCIO
PARTE I
Caminhando
1. Diga aos alunos que eles deverão primeiramente andar pela sala lentamente, soltando os braços, pernas, pescoço. Chame a atenção dos alunos de que qualquer contato físico deve ser evitado durante todo o exercício. Uma parte técnica da ação é que eles estejam atentos quanto ao seu espaço físico, e não esbarrem em ninguém em momento algum. Eles podem e devem interagir, mas sem se tocar.
2. Explique aos alunos que enquanto eles estiverem andando você falará o nome de uma EMOÇÃO / ATITUDE por vez. Ao ouvir a emoção, eles devem continuar andando, mas expressando essa emoção tanto na sua forma de andar quanto na sua expressão física e facial. Ressalte com seus alunos o valor do olhar na expressão não-verbal.
3. Diga cada emoção a um intervalo de 30 segundos. Esse tempo é suficiente para os alunos expressarem e assimilarem as emoções e atitudes:
-
TIMIDEZ
-
AGRESSIVIDADE
-
MEDO
-
INDIFERENÇA
-
CULPA
-
DESPREZO
-
VERGONHA
-
CORAGEM
-
RAIVA
-
BONDADE
-
AGRADECIMENTO
4. 30 segundos após dizer a última emoção, peça que os alunos parem de andar, fechem os olhos, respirem devagar, e pensem, de olhos fechados, como todas as emoções e atitudes representadas estão correlacionadas com o bullying.
PARTE II
Congelando
1. Peça que todos os alunos fiquem em pé virados para a plateia. Diga que agora falará novamente cada uma das emoções e 3 segundos depois baterá palmas. Ao bater palmas, todos deverão fazer uma estátua, congelando com uma expressão corporal e facial representando a emoção.
2. Peça que um ajudante tire fotos do grupo em cada nova emoção congelada.
PARTE III
Encenando
1. Divida a turma em 11 grupos. Não há problema nenhum se sua turma for pequena e formem-se apenas duplas. Dê a cada grupo uma das emoções trabalhadas, e peça que desenvolvam uma cena muito rápida, de no máximo 2 minutos, onde os participantes do grupo devem representar a emoção recebida. Peça que todas as cenas tenham alguma ligação com uma cena de bullying.
PARTE IV
Encerramento
O ideal é que você ou seu ajudante passe todas as fotos do grupo de estátuas para um computador enquanto a turma estiver encenando as emoções. Se na sua escola ou organização você tiver como apresentar as fotos para os alunos em data-show, é perfeito. Apresente todas as fotos e peça que os alunos promovam uma votação, de qual foi a melhor estátua de cada emoção.
A oportunidade de se verem como estátuas, em cada uma das emoções, é muito válida para o processo de assimilação. E sempre será muito divertido os alunos poderem se ver e votar nos melhores estátuas.