JOGOS COOPERATIVOS
Cérebro Frito
Objetivos desse Jogo
As pessoas criativas têm ideias revolucionárias porque elas sabem como sair dos seus caminhos habituais de pensamento. O jogo Cérebro Frito é projetado para dar um curto-circuito nos velhos canais neurais dos cérebros dos seus alunos - e literalmente forjar novos caminhos elétricos em seus cérebros.
Nós sugerimos que você use o jogo Cérebro Frito como aquecimento para ajudar seus alunos antes de qualquer atividade que envolva planejamento ou resolução de problemas. Uma rodada do Cérebro Frito é empolgante, ideal para incentivar novas perspectivas e insights no início de uma aula.
Duração: 10 minutos
Sugestão para uma introdução divertida
Levanta a mão quem já conheceu alguém extremamente criativo! Vocês notaram que às vezes essa pessoa tinha ideias ou disse coisas que pareciam bem loucas?
É verdade: a criatividade, às vezes, parece uma coisa um pouco louca. Mas isso é porque a única maneira de obter ideias realmente originais é romper com o chamado pensamento normal.
Portanto, se queremos ser mais criativos hoje... teremos que ficar todos um pouco mais loucos! O que vocês acham de um pouco de loucura para incentivar a criatividade?
COMO JOGAR ESTE JOGO
1. Diga a seus estudantes para escolherem um número de um a três. Peça-lhes para levantar os dedos com os números escolhidos. Agora diga para eles encontrarem rapidamente outras três pessoas que estão com o mesmo número de dedos, e formarem grupos de 4.
2. Uma vez que todos estejam em uma equipe de quatro pessoas, diga-lhes para escolher o membro do time com a menor sombrancelha. Essa pessoa vai ser a primeira Pessoa-Alvo. Em seguida, as equipes devem rapidamente escolher entre si as pessoas que serão a segunda, terceira e quarta Pessoa-Alvo.
3. A primeira Pessoa-Alvo deve ficar de frente para a equipe, que agora atua como uma Linha de Fogo. Quando você disser: "Comece Linha de Fogo!”, os alunos, em rápida sucessão, devem dizer em voz alta palavras soltas para a Pessoa Alvo: "Céu"! "Cadeira!" "Verde!" As palavras podem ser absolutamente qualquer coisa, não importa. O importante é que a cada palavra dita, a Pessoa-Alvo responda imediatamente com outra palavra aleatória: "Vovó!" "Lenço!"
Nota: As palavras de resposta não devem se relacionar com as palavras gritadas, elas precisam apenas ser imediatas. A Pessoa-Alvo deve continuar respondendo palavras aleatórias até que seu cérebro “frite”, ou seja, a pessoa de repente não consiga pensar em nenhuma palavra de resposta rapidamente.
4. Avise aos alunos que quando cada um deles for a Pessoa-Alvo, e se pegar gaguejando, hesitando, ele tem que gritar: “ Fritei!!!” , e comemorar! A Pessoa-Alvo então passará a ser a última pessoa na Linha de Fogo, e a próxima Pessoa-Alvo se posiciona na frente do grupo.
PERGUNTAS PARA DEBATE
Um vez que este jogo é uma técnica de aquecimento, não é necessário que haja um debate. Basta perguntar a seus alunos se eles se sentem um pouco mais loucos do que estavam há dez minutos atrás. Eles provavelmente vão rir e acenar com a cabeça enfaticamente.
Dicas sobre como fazer este jogo funcionar bem
A principal dica é manter o jogo em movimento rápido. Ande e vá analisando a atuação das equipes. Se qualquer Pessoa-Alvo desacelerar o ritmo, hesitando (normalmente isso virá na forma de um "Hummmmm..”), felicite a pessoa por ter sido frita e convide-a a passar a vez.
Continue o jogo até que todos na equipe tenham sido pelo menos uma vez a Pessoa-Alvo. Em seguida, peça que os alunos voltem a seus lugares.