Ferramentas Práticas para Implementar o Ensino Socioemocional nas Escolas
O Ensino Socioemocional envolve os processos pelos quais crianças e jovens aprendem como adquirir e desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, definir e atingir metas positivas, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos, e tomar decisões responsáveis.
O programa de Ensino Socioemocional oferece aos educadores ferramentas valiosas para desenvolver e aprimorar nos seus alunos a concentração, a empatia, o respeito à diversidade, a tolerância, a liderança, a criatividade, a realização de metas, e muitos outros comportamentos positivos e essenciais para o pleno desenvolvimento social, emocional e ético.
A implementação do programa acontece por meio da utilização de material educativo com técnicas de ensino interativas: planos de aula, dinâmicas, jogos cooperativos, debates, esquetes teatrais e exercícios projetados para que a experiência de aprendizagem se torne fácil, divertida, participativa e inesquecível.
O Ensino Socioemocional
Com as Dinâmicas de Ensino Socioemocional, de fácil aplicação, os alunos ganham habilidades para:
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reconhecer, controlar e gerenciar suas emoções
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desenvolver sua capacidade de concentração e autocontrole
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identificar suas áreas de interesse, e trabalhar na realização efetiva de metas
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aumentar sua autoestima e autoconfiança
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desenvolver o cuidado e preocupação pelos outros
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tomar decisões responsáveis
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estabelecer relações positivas
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lidar com situações desafiadoras de forma eficaz
As metas do programa de Ensino Socioemocional são:
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promover nos estudantes autoconhecimento, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e de tomada de decisões responsáveis
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melhorar as atitudes e crenças dos alunos sobre si mesmo, os amigos, a família e a escola
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desenvolver em jovens a perspectiva de futuro e a capacidade de alcançar metas com sucesso
Pesquisas indicam que programas de Ensino Socioemocional apresentam uma ampla gama de benefícios na vida do estudante: maior rendimento escolar, menos problemas de conduta, melhores relações pessoais e maior capacidade de lidar com situações desafiadoras de forma eficaz.
Competências Socioemocionais desenvolvidas no Programa:
AUTOCONHECIMENTO
Capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções.
Conseguir avaliar com exatidão seus pontos fortes e pontos fracos.
Possuir um senso de autoconfiança e autoestima bem fundamentado.
Conhecer bem suas áreas de interesse.
Reconhecer a influência dos pensamentos no comportamento.
AUTOGERENCIAMENTO
Capacidade de regular as emoções, pensamentos e comportamentos.
Habilidade de desenvolver a motivação, disciplina e perseverança.
Saber reverter emoções negativas, substituindo pensamentos negativos por positivos.
Saber lidar com problemas de forma saudável e proativa.
Capacidade de criar metas e estruturas organizacionais com foco em resultados.
Conseguir controlar impulsos, reatividade impensada e comportamento agressivo.
HABILIDADES DE RELACIONAMENTO
Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis.
Empatia altamente desenvolvida.
Técnicas de cooperação e trabalho em equipe bem desenvolvidas.
Técnicas de comunicação bem desenvolvidas, saber ouvir atentamente.
Capacidade de expressar opiniões de forma assertiva.
Poder de responder de forma tranquila e construtiva ao conflito interpessoal.
Respeito a pontos de vista diferentes.
CONSCIÊNCIA SOCIAL
Conhecer e respeitar diferentes culturas e modos de vida.
Ter consciência multicultural, saber respeitar e apreciar a diversidade.
Desenvolver a tolerância, saber respeitar o ponto de vista alheio.
Respeitar a diversidade religiosa.
Respeitar a diversidade sexual.
Possuir senso de solidariedade bem desenvolvido.
TOMADA DE DECISÃO RESPONSÁVEL
Capacidade de identificar e analisar problemas.
Habilidade de desenvolver opções de solução.
Capacidade de fazer escolhas positivas e respeitosas.
Saber avaliar consequências de forma realista.
Preocupação com o bem-estar próprio e do outro.
Habilidade de avaliar resultados e modificar estratégias se necessário.
Habilidades Socioemocionais desenvolvidas por Competência:
empatia
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender como ela pensa ou como responde a uma circunstância. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente. Habilidade de responder apropriadamente aos sentimentos do outro.
autoestima
Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, seja ela positiva ou negativa. A autoestima envolve um concepção pessoal sobre a capacidade de gostar de si próprio. O caminho mais efetivo para uma auto-análise positiva é desenvolver o autoconhecimento.
assertividade
Habilidade de saber afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e direta.
Ser assertivo é saber dizer NÃO sem ser agressivo e dizer SIM sem ser passivo.
tolerância
Aceitar a existência de pontos de vista diferentes, conviver com eles e respeitá-los, ainda que não concordando.
Aceitar a liberdade de expressão de opiniões contrárias. Respeitar a liberdade de escolha do outro.
motivação
Impulso interno que leva à ação. Direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto como positivo. Processo que determina a intensidade, a direção e a persistência dos esforços para se alcançar uma meta.
consciência multicultural
Consciência da diversidade de ideias e práticas encontradas nas sociedades humanas em todo o mundo. Habilidade de se tornar ciente de diferentes valores culturais, crenças e percepções. Entender e respeitar os aspectos positivos e negativos das diferentes culturas.
cooperação
Ação conjunta para a realização de uma finalidade, um objetivo em comum.
É o processo onde pessoas trabalham ou atuam em conjunto para o benefício comum. A cooperação comprova a qualidade da liderança.
autoconfiança
Convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa bem. Três fatores constroem a autoconfiança: o autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades pessoais, o respeito por si próprio e pelos outros.
liderança
Arte de comandar pessoas, influenciando mentalidades e comportamentos de forma positiva. Poderosa combinação de estratégia e caráter. Liderar é empoderar e ajudar pessoas por meio de estratégias efetivas.
pensamento criativo
Habilidade de gerar ideias inovadoras e obter sucesso na resolução de problemas. Capacidade de liberar a imaginação e aproveitando plenamente habilidades e conhecimentos. Não ter medo de cometer erros, e aprender com o que não funcionou.
foco
Atenção concentrada. Determinação para alcançar ou atingir uma meta, não permitindo que nada o distraia ou disvirtue para outro caminho. Ter foco é ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir a meta desejada.
habilidades de comunicação
Saber criar e estabelecer um vínculo contínuo de confiança ao se expressar. A comunicação efetiva envolve saber escutar atentamente, não interromper o outro, ser objetivo ao falar, manter firme contato visual e manter consciência da linguagem corporal, sua e do outro.
respeito à diversidade
Atitude de respeito com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, religião, capacidades, e todos atributos que fazem parte da identidade pessoal, cultural e social de um indivíduo
trabalho em equipe
É quando um grupo de pessoas cria um esforço coletivo para resolver um problema ou para realizar uma determinada tarefa.O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.
pontos fortes e fracos
Saber avaliar com precisão os próprios pontos fortes e fracos é fundamental no processo de autoconhecimento. Devemos valorizar nossos pontos fortes e minimizar os pontos fracos, reconhecendo a influência de ambos no nosso comportamento.
análise de problemas
Capacidade do pensamento crítico. Envolve identificar um problema, determinar seus pontos fundamentais, e ponderar consequências com o objetivo de chegar a uma solução.
reconhecer emoções
Entender como funcionam as emoções, de onde surgem e como se manifestam. Ser consciente das próprias emoções, reconhecê-las e administrá-las. Reconhecer as emoções em outras pessoas e utilizar as melhores estratégias para construir boas relações.
autocontrole
Capacidade de criar conscientemente as emoções, comportamentos, pensamentos e desejos. O autocontrole é um comportamento essencial para atingir as metas e para evitar impulsos ou emoções negativas.
resolução de problemas
Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções para problemas específicos. A resolução de problemas bem definida tem objetivos específicos, caminhos de elucidação bem definidos e claros resultados esperados.
mediação de conflitos
Forma de lidar com um conflito por meio de um mediador que ajuda as pessoas a se comunicarem e negociarem melhor. É um processo orientado a conferir às pessoas envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas.
resolução de conflitos
Métodos e processos envolvidos na
busca de um final pacífico para um conflito. Pessoas comprometidas com
a resolução comunicam ativamente informações sobre os motivos conflitantes ou ideologias, envolvendo todos os envolvidos em uma negociação coletiva.
áreas de interesse
Conhecer e desenvolver nossas áreas de interesse é fundamental para que possamos identificar sonhos, vocaçōes e aptidōes, definir metas, escolher uma profissão, e criar uma perspectiva de futuro de plena realização.
solidariedade
Ato de bondade com o próximo. Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, independente de quaisquer diversidades culturais.
Sentimento de união.
metas
Objetivos claros que ajudam a definir prioridades e a definir o que é realmente importante para você.
Realizar metas inclui aprender como desenvolver um plano, como executá-lo, como medir o progresso, como superar obstáculos e como permanecer positivo e focado.