JOGOS COOPERATIVOS
Como um Relógio
OBJETIVO DE DESEMPENHO
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melhorar a comunicação entre os alunos no trabalho em equipe
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desenvolver a habilidade dos alunos de se ouvirem efetivamente
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desenvolver a capacidade técnica do grupo para chegar a consensos na resolução de problemas.
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desenvolvimento de pensamento lógico e analÃtico
MATERIAL (ao final do documento para impressão)
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Instruções
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Cartões de Pistas
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Cartões de Soluções
DURAÇÃO
20 a 25 minutos
PROCEDIMENTO
1. Divida a turma em equipes de 6 alunos em média. Imprima e recorte um conjunto de Cartões de Pistas e Cartões de Soluções para cada equipe. Divida os Cartões de Pistas de forma que cada aluno receba aproximadamente o mesmo número de pistas.
2. Os jogadores devem manter suas cartas viradas para baixo até que as instruções sejam lidas. Peça que um aluno leia as instruções em voz alta, e tire qualquer dúvida que as equipes possam ter.
3. Após as instruções serem lidas, cada equipe deve virar seus Cartões de Pistas, e o jogo começa.
4. O facilitador pode distribuir um jogo de Cartões de Soluções por equipe, para tornar a resolução do enigma mais fácil. Sem os Cartões de Soluções, o jogo torna-se mais desafiador.
5. Conforme forem desvendando o enigma, as equipes devem avisar, e esperar que todos acabem, para que o facilitador confirme a solução do enigma, e todos possam participar das Perguntas para Debate.
SOLUÇÃO
Jaqueline: 08:10, café, pão doce
Michel: 08:15, suco de laranja, pastilhas de hortelã
Catarina: 08:20, leite, rosquinha
Teo: 08:25, chocolate quente, jornal
Alexandre 08:30, chá, misto quente
PERGUNTAS PARA DEBATE
Você pode trocar ou inserir mais perguntas para debate, conforme suas percepções do trabalho de cada equipe durante o jogo:
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Por que foi importante ouvir as informações de todos?
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Como você organizou a sua informação?
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Você acha que um lÃder era necessário?
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Quem acha que teve tranquilidade para ouvir? Quem não conseguiu ouvir direito porque ficou ansioso para falar?
MATERIAL PARA IMPRIMIR E CORTAR