NA TRILHA DE DARWIN
Em uma parceria com o Museu de Zoologia da USP, uma incrível Exposição Interativa sobre a vida e obra do naturalista inglês Charles Darwin foi montada dentro do navio veleiro Tocorimé Pamatojari.
OBJETIVO DA EXPOSIÇÃ0:
Fomentar em novas mentes a importância fundamental do Desenvolvimento Sustentável para a evolução do planeta.
A exposição, aberta gratuitamente para visitas previamente agendadas com escolas, foi concebida como uma viagem no tempo. Os estudantes vivenciavam o universo do naturalista inglês e de suas descobertas iniciadas a bordo do HSM Beagle.
E enquanto aprendiam sobre a evolução das espécies, os estudantes participavam de jogos e atividades que desenvolviam habilidades de trabalho em equipe, foco atenção e memorização .
PROGRAMA DA EXPOSIÇÃO
1
2
As turmas das escolas eram recebidas no cais e divididas em grupos de 20. Os grupos eram encaminhados aos Monitores Educativos da exposição, que realizavam o Acolhimento - reflexão sobre vários aspectos da Preservação da Biodiversidade.
No cockpit os estudantes participavam da primeira atividade interativa da exibição: um Jogo que simulava a triagem do material de coleta, que consistia na separação de animais a partir de critérios próprios.
3
4
5
Em seguida, o grupo era encaminhado pelos monitores para dentro da embarcação, onde havia a reprodução da cabine do HMS Beagle. Ali acontecia a segunda atividade interativa, de classificação dos organismos de acordo com a lógica biológica.
Partindo para o salão principal da embarcação, os estudantes se deparavam com parte da biodiversidade nativa observada por Darwin.
Neste instante, diante de inúmeras evidências, a terceira dinâmica era realizada: os estudantes propunham as relações de parentesco entre os seres vivos, resultando na construção de uma árvore da vida, concluindo o entendimento sobre a teoria da evolução pela seleção natural.
De volta ao convés, acontecia a quarta ação interativa da exposição, desta vez entre os estudantes e a tripulação. Questões relacionadas à navegação e o meio ambiente eram abordadas. Ao final, os estudantes aprendiam a preparar alguns nós náuticos utilizados na marinharia das velas.